terça-feira, 26 de junho de 2012

[Via Artística na Rio + 20] Rio + Social


O que é Rio+Social?

O Rio+Social foi um dos mais importantes eventos envolvendo tecnologia, mídia social, sustentabilidade e líderes globais na América do Sul. Essa conversa global, com foco em tópicos relacionados ao uso da tecnologia para ajudar a desenvolver soluções sustentáveis para enfrentar os maiores problemas do planeta, acontece em um momento quando o mundo se reúne para discutir assuntos que afetam a todos.

Após o sucesso do evento anual Social Good Summit (http://mashable.com/sgs/) , que acontece em Nova Iorque durante as reuniões de cúpula da Assembleia Geral das Nações Unidas, o Rio+20 representa o próximo grande momento em que o mundo inteiro estará observando a comunidade mundial se reunir para discutir um modelo de desenvolvimento sustentável.

Essa foi uma oportunidade para ampliar o alcance desta discussão. O uso de tecnologia e mídia digital mudaram a maneira como interagimos e como nos relacionamos com o mundo. Nossos esforços para encontrar soluções para os problemas que definem a maneira como vivemos estão diretamente relacionados à tecnologia e às conexões entre as pessoas, potencializadas pelas redes sociais. Assim, usar o “social” para o “bem comum” é um componente essencial para que se possa obter resultados positivos na Rio+20, e também para o futuro que desejamos.

Veja o Discurso colaborativo construído através do 6-Minute Speech Project



Por que a Rio+Social está ocorrendo na mesma época que a Rio+20?

Por dois motivos: Primeiro, o mundo inteiro estará assistindo a Rio+20, esperando para ouvir e participar das conversas sobre um novo modelo de sociedade baseado no desenvolvimento sustentável. A Rio+Social vai enfatizar que só poderemos construir o futuro que desejamos se investirmos no poder da tecnologia para alavancar o potencial das redes sociais.

Hoje, acreditamos que essas soluções nos levarão mais longe nestes desafio do que quaisquer outras. Em segundo lugar, os parceiros da Rio+Social sabem que milhões de pessoas no mundo inteiro têm uma opinião sobre como devemos construir o futuro que queremos. Estas pessoas querem participar da conversa que acontece em torno dos maiores encontros internacionais e das reuniões de cúpula da ONU, como a Rio+20. Estes cidadãos globais, conectados digitalmente, querem participar das conversas que acontecerão no Rio e querem conectar suas próprias redes para obter um engajamento positivo. A Rio+Social oferece uma maneira de fazer isso acontecer.

Tópicos Abordados:

Os tópicos abordados no evento incluirão discussões sobre como a tecnologia e as redes sociais podem causar impacto positivo sobre sustentabilidade e os principais assuntos da Rio+20, incluindo: energia, cidades, empregos, alimentos, água, mulheres, oceanos e desastres. Um assunto enfatizado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Ban, e pelo sistema da ONU, é a iniciativa de Energia Sustentável para Todos; portanto essa será uma prioridade nas discussões.

Os patrocinadores:

Os mesmos fundadores do evento anual Social Good Summit organizaram a Rio+Social: a Fundação das Nações Unidas (http://www.unfoundation.org/) , Mashable (http://mashable.com/) e 92nd Street Y (http://www.92y.org/). A Rio+Social também foi possível graças ao generoso suporte e à liderança inovadora de Ericsson (http://ericsson.com/br/) , EDP (http://www.edp.pt/pt/Pages/homepage.aspx), a parceria de mídia da Editora Abril (www.abril.com.br), via projeto Planeta Sustentável (http://planetasustentavel.abril.com.br/) e à realização da agência de comunicação LIVE (www.livesaopaulo.com.br).