terça-feira, 30 de abril de 2013

Via Artística - Loja sustentável é inaugurada em Balneário Camboriú

Unidade atende aos requisitos do certificado LEED Platinum, do Green Building Council 

A Mac Móveis, rede de lojas especializada em mobiliário para áreas externas e, desde 2012, áreas internas, inaugurou na última quinta-feira, 25, sua primeira loja inteiramente sustentável, em Balneário Camboriú. É a VA Casa na Praia.



Presente na cidade catarinense desde 2009, a Mac apresenta o seu novo endereço com uma proposta que une sustentabilidade, bioarquitetura, mobilidade urbana e design em 500 m2. A loja é 100% sustentável e busca o nível máximo da certificação LEED do Green Building Council, o LEED Platinum. Com projeto arquitetônico assinado por Carlos Eduardo Ramos, em parceria com a Via Artística – proprietária da Mac Balneário Camboriú, todo o processo de construção foi baseado nos critérios estabelecidos pela entidade, por exemplo: 

- uso de materiais reciclados – caso do aço, concreto CP4 e piso ecoblock- esse com 40% de plástico reciclado em sua composição;

- uso de energia renovável;

- reuso da água;

- captação da água da chuva para aproveitamento interno;

- tratamento dos efluentes antes de encaminhá-lo ao sistema de saneamento público;

- descarte correto dos resíduos sólidos;

- aplicação de iluminação automatizada e dimerizada;

- ventilação cruzada, telhado branco, instalação de telhas sanduíche e vidros low-e e uso da técnica de sombreamento, para aproveitamento máximo do conforto térmico e uso mínimo do ar condicionado;

- fachada composta por brises e vidro, para aproveitamento da luz natural;

- iluminação por led;

- instalação de bicicletário com cinco vagas e vestiário;

- estacionamento de concregrama, com 50% de permeabilidade do solo;

- metais sanitários como torneiras com arejadores para vazão de 1,8 litro de água por segundo/m3 e vasos com sistema double flash; entre outros. 

De acordo com Rafael Nowascky, proprietário da Via Artística, o objetivo é tornar a loja autossuficiente no seu consumo de energia. “Nossa inspiração foi a de apresentar uma interpretação de casa de praia com uma loja atual, moderna e sintonizada com a questão da sustentabilidade, mas sempre ligada à inovação e tecnologia, com um mix de soluções em arquitetura e design. E, para isso, buscamos a certificação LEED Platinum, para garantir que todos os requisitos internacionais exigidos fossem atendidos”, complementa.  

Carlos Eduardo Ramos acrescenta que a arquitetura da loja representa seu tempo histórico e contexto físico e social. “Procuramos fazer um projeto com uma linguagem que refletisse características contemporâneas, com uma identidade de seu registro histórico, mas sem prazo de validade”. A Via Artística está localizada na Praia Brava, divisa Itajaí / Balneário Camboriú e, para sua construção, contou com a consultoria da Avistar Engenharia, que elaborou o plano de gerenciamento de resíduos de construção civil e controle de erosão e sedimentação; da X Home Automação, que integrou o sistema de automação da loja; e da VG Petinelli Consultoria Empresarial, responsável pela certificação LEED Platinum. Durante sua inauguração, aconteceu a abertura da Mostra Mac BC 2013, com a participação dos principais nomes da arquitetura e decoração catarinenses.

 

Fonte: Graziela Lavezo / Mariana Amaral