terça-feira, 30 de abril de 2013

Via Artística - Loja sustentável é inaugurada em Balneário Camboriú

Unidade atende aos requisitos do certificado LEED Platinum, do Green Building Council 

A Mac Móveis, rede de lojas especializada em mobiliário para áreas externas e, desde 2012, áreas internas, inaugurou na última quinta-feira, 25, sua primeira loja inteiramente sustentável, em Balneário Camboriú. É a VA Casa na Praia.



Presente na cidade catarinense desde 2009, a Mac apresenta o seu novo endereço com uma proposta que une sustentabilidade, bioarquitetura, mobilidade urbana e design em 500 m2. A loja é 100% sustentável e busca o nível máximo da certificação LEED do Green Building Council, o LEED Platinum. Com projeto arquitetônico assinado por Carlos Eduardo Ramos, em parceria com a Via Artística – proprietária da Mac Balneário Camboriú, todo o processo de construção foi baseado nos critérios estabelecidos pela entidade, por exemplo: 

- uso de materiais reciclados – caso do aço, concreto CP4 e piso ecoblock- esse com 40% de plástico reciclado em sua composição;

- uso de energia renovável;

- reuso da água;

- captação da água da chuva para aproveitamento interno;

- tratamento dos efluentes antes de encaminhá-lo ao sistema de saneamento público;

- descarte correto dos resíduos sólidos;

- aplicação de iluminação automatizada e dimerizada;

- ventilação cruzada, telhado branco, instalação de telhas sanduíche e vidros low-e e uso da técnica de sombreamento, para aproveitamento máximo do conforto térmico e uso mínimo do ar condicionado;

- fachada composta por brises e vidro, para aproveitamento da luz natural;

- iluminação por led;

- instalação de bicicletário com cinco vagas e vestiário;

- estacionamento de concregrama, com 50% de permeabilidade do solo;

- metais sanitários como torneiras com arejadores para vazão de 1,8 litro de água por segundo/m3 e vasos com sistema double flash; entre outros. 

De acordo com Rafael Nowascky, proprietário da Via Artística, o objetivo é tornar a loja autossuficiente no seu consumo de energia. “Nossa inspiração foi a de apresentar uma interpretação de casa de praia com uma loja atual, moderna e sintonizada com a questão da sustentabilidade, mas sempre ligada à inovação e tecnologia, com um mix de soluções em arquitetura e design. E, para isso, buscamos a certificação LEED Platinum, para garantir que todos os requisitos internacionais exigidos fossem atendidos”, complementa.  

Carlos Eduardo Ramos acrescenta que a arquitetura da loja representa seu tempo histórico e contexto físico e social. “Procuramos fazer um projeto com uma linguagem que refletisse características contemporâneas, com uma identidade de seu registro histórico, mas sem prazo de validade”. A Via Artística está localizada na Praia Brava, divisa Itajaí / Balneário Camboriú e, para sua construção, contou com a consultoria da Avistar Engenharia, que elaborou o plano de gerenciamento de resíduos de construção civil e controle de erosão e sedimentação; da X Home Automação, que integrou o sistema de automação da loja; e da VG Petinelli Consultoria Empresarial, responsável pela certificação LEED Platinum. Durante sua inauguração, aconteceu a abertura da Mostra Mac BC 2013, com a participação dos principais nomes da arquitetura e decoração catarinenses.

 

Fonte: Graziela Lavezo / Mariana Amaral

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Casa na Praia da Via Artística

O mês de abril marca um novo conceito em sustentabilidade para a arquitetura brasileira. A Via Artística inaugura em Balneário Camboriú, Santa Catarina, a Casa na Praia, empreendimento 100% sustentável.

O espaço abre com a mostra Mac 2013 e entra no circuito das mostras catarinenses, já que nas semanas seguintes ocorre a Casa Cor.



Sustentabilidade

O espaço prevê uma abordagem digital minimizando o uso de papel nesse relacionamento com o público, visando ainda, ao longo de dois anos, a implementação de novos equipamentos, elementos didáticos ligados a sustentabilidade e ao processo de certificação. 

Desta forma cria-se uma referência consistente para quem possui sensibilidade para entender a complexidade dos processos de qualidade envolvidos e o nível de exigências internacionais para receber a certificação LEED Platinum. 

 

Diferenciais da Certificação 

Neste projeto esperamos conquistar todos os pontos que o LEED oferece para redução de água. Desta forma, além de paisagismo eficiente, captação e tratamento de água de chuva, se faz necessário a instalação de metais e louças de alta qualidade que contribuirão para alcançar o total de pontos quando a redução é maior ou igual a 45%.  

O LEED adota como padrão de referência a norma americana Ashrae 90.1 – 2007 para definição dos requisitos obrigatórios de controles do sistema de iluminação (pré-requisito 2 de Energia & Atmosfera, “Exigências obrigatórias”).  

 

Valorizando o ponto de vista do ocupante em questões como conforto térmico, elementos de bioarquitetura, maximizando espaços abertos, luz natural e visibilidade externa. Busca a redução da poluição luminosa e utilização de normas de iluminação Ashrae.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Magis no Salão de Móveis de Milão

Este ano são muitas as novidades da Magis no Salão do Móvel em Milão, na Itália, tanto nos produtos, como no stand e no show-room. Pela primeira vez o arquiteto Konstantin Grcic é curador do stand da Magis (que este ano será maior, com 500 m²).  A empresa terá também um projeto de ambientação dos irmãos Ronan & Erwan Bouroullec.
 


Na feira, a MAGIS apresentará a primeira coleção de estofados, o nome será Traffic, design de Konstantin Grcic. Trata-se de uma família de produtos como poltronas, sofás, chaise longue e bancos de um ou dois lugares com estrutura em aço. Outra novidade será a Folly de Ron Arad, um banco de 3,6m, rodomoldado, ideal para espaços públicos como parcas, museus, parques e hotéis. Será disponível em um único acabamento, em cor ferrugem.
 
 
 
 


Também serão apresentadas as duas mesas extensíveis do Starck, Calippo e Big Will. E para quem estiver em Milão no dia 9 de abril, a Magis oferece um coquetel no showroom.
 
 
 
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Beach Point Mac na Praia Brava, em Balneário Camboriú

É na paisagem estonteante da Praia Brava, em Balneário Camboriú, litoral catarinense, que até fevereiro de 2014 a Mac decora o Beach Point do Amores da Brava Home Club.



O empreendimento de frente para o mar fica próximo ao showroom da Via Artística, onde além da Mac, podem ser encontradas pecas exclusivas da Sifas, da italiana Magis e de outras marcas de alto padrão.



 

Não perca a oportunidade de visitar a Praia Brava e conferir os móveis na Via Artística.

Foto: tripseaventuras.blogspot

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mac na revista Destaque Imobiliário


A Coleção Sawabona, da Mac Móveis, foi citada na revista catarinense Destaque Imobiliário. A mesa Samburu foi apresentada na matéria Mundo Paralelo, confira:

 



 
 
A Coleção Sawabona já está na Via Artística Móveis.